terça-feira, 13 de março de 2012

NUTRIÇAO X CRIANÇAS

Alimentação de Crianças

É um grande desafio para os pais e educadores ensinarem as crianças hábitos de alimentação saudável. A correria do dia a dia não nos permite ao menos ter tempo para verificar e acompanhar o que os nossos filhos estão fazendo e de que forma eles estão se alimentando.
Na grande maioria das vezes as crianças são deixadas com “babás” ou em berçários e escolinhas e desta maneira fica difícil verificar de que forma as crianças estão se alimentando e surgem muitas dúvidas. Será que elas estão adquirindo o aporte calórico necessário? E os nutrientes que estão consumindo, é realmente o que elas necessitam? A forma de preparo desses alimentos está correta? Será que as vitaminas e minerais estão sendo conservados? E a quantidade de alimento ingerida por elas, é realmente satisfatória?
Para garantir que as crianças tenham uma alimentação nutricionalmente adequada deve-se seguir algumas dicas:
- Evitar o consumo de alimentos industrializados, devido a grande quantidade de corantes, gordura trans, calorias vazias e a pequena quantidade de vitaminas e minerais. Estes alimentos são ricos apenas em lipídios e carboidratos, ou seja, as famosas “calorias vazias”, acarretando em ganho de peso e carências nutricionais.
- Evitar o consumo de refrigerantes e sucos artificiais, dando preferência à água, chás e sucos naturais.
- Aumente o consumo de frutas, verduras e legumes.
- Na hora de preparar um lanche dê preferência aos sanduíches naturais, salada de frutas, iogurte, barra de cereal e sucos naturais.
- Substitua doce e guloseimas por frutas, bolachas sem recheio ou mesmo uma barrinha de cereal.
É importante lembrar que as crianças podem consumir doces, salgadinhos e alimentos industrializados, contudo, este consumo deve ser realizado com moderação e nunca deve substituir as refeições.
As crianças necessitam de todos os nutrientes presentes em uma pirâmide alimentar: carboidratos, lipídios, proteínas, vitaminas e minerais. Cada um deles possui sua função para o desenvolvimento do organismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário